28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Acre reaplicará doses de vacinas vencidas aplicadas fora do prazo

Por

- Publicidade -

Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito de Xapuri declarou, em entrevista à Rede Amazônica, que após realizar um levantamento que foi baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal, houve a constatação de que 51 pessoas teriam recebido doses vencidas de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com Bira Vasconcelos, prefeito do município, na última sexta-feira (2), haviam negado a informação do vencimento das doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. A identificação das irregularidades só foram possíveis graças as constatações realizadas por uma auditoria, onde foi identificado que algumas doses dos lotes (CTMAV501, 4120Z025, 410Z004) foram aplicadas fora do prazo.

O prefeito destacou ainda que, a partir de agora, a gestão aguardará 28 dias, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para fazer a reaplicação das doses. “Vai depender do dia de aplicação de cada pessoa. Vamos levar 28 dias para reaplicar”, disse.

Quanto aos demais lotes, não foram aplicados fora do prazo, disse o prefeito. “Informamos ainda que a aplicação do imunizante após a data de validade não acarreta risco à saúde, apenas a vacina pode perder a capacidade de eficiência na imunização”, destacou.

Além de Xapuri, outras seis cidades do Acre, apareceram no levantamento dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp: Rio Branco, Senador Guiomard, Acrelândia, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

- Publicidade -
Copiar