23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Pesquisa do IBGE no Acre diz que 33% dos estudantes de 13 a 17 anos já fumaram cigarro

Por

- Publicidade -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um levantamento através da Pesquisa Nacional da Escolar (PeNSE) e verificou que 34,1% dos estudantes entre 13 e 17 anos de idade, de escolas públicas do estado do Acre, já fumaram cigarro alguma vez na vida. Já nas escolas particulares essa taxa foi de 13,6%. Esse é o maior percentual do país.

A pesquisa revelou, ainda, que ao menos 18,8% desses estudantes do Acre tiveram o primeiro contato com o cigarro antes mesmo dos 13 anos; e 5,1% disseram ter pego escondido dentro de casa. O instituto ainda disse que as pesquisas apontaram que 5,2% usaram droga ilícita com 13 anos ou menos.

Não é um fenômeno único e isolado, o fato do grande aumento do uso de drogas entre os adolescentes durante a década passada no Brasil. Acreditava-se que, na década de 60, os jovens passaram a consumir mais drogas com o advento da cultura, e essa crença limitava-se somente a eles. Tal crença é uma ilusão e só pode obstruir as tentativas de se colocar o problema em perspectiva adequada. Os dados da pesquisa acendem um alerta; pois, as crianças e os adolescentes têm tido contato ainda muito cedo com algum tipo de nicotina ou até mesmo drogas ilícitas.

- Publicidade -
Copiar