27 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Artigo: Vale a Pena ver de novo? Ação política de Gladson pode o deixar em situação semelhante à de Socorro Nery em 2018

Por

- Publicidade -

Vale a pena ver de novo é uma programação da Rede Globo em que se reprisa telenovelas antigas. Na política não é diferente, também é comum assistir a reprises de “novelas” antigas. Isso acontece geralmente quando políticos, ao não observar o erro dos outros, repetem as mesmas tramas.

O exemplo recente do que aconteceu com a ex-prefeita de Rio Branco Socorro Nery deveria servir de alerta suficiente para que o governador Gladson Cameli não repetisse seus erros. Socorro tinha uma prefeitura na mão, e ao disputar uma eleição com apoio do governo, achou que isso bastaria para sua reeleição, o que não se concretizou. Socorro se isolou, ignorou e despresou possíveis aliados. Parte de sua derrota se explica pelo isolamento de antigos aliados, que acabaram não a apoiando no segundo turno. Foram todos contra a Socorro!

Lá pelas bandas do Juruá foi bem diferente, o atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, buscou aliados de todos os segmentos formando grande frente ampla. Uma boa imagem, o apoio do governador e do prefeito em exercício Clodoaldo Rodrigues, não bastou para Zequinha. Sua experiência lhe fez ver a necessidade de construir uma grande base de apoio, que acabou lhe conduzindo a uma vitória nas eleições.

Gladson deve ter cuidado para não repetir a novela que teve como protagonista Socorro Nery. Normalmente quem assume o poder acaba sendo sucumbindo ao erro de avaliação, acha que tudo sabe e que tudo vê e acaba esquecendo do béaba da política. Tenhamos como exemplo o PT que precisou formar a Frente Popular Acreana, que chegou a ter 14 partidos aliados, isso o levou há 20 anos de poder.

Mesmo tendo a máquina na mão, e razoável aceitação popular, Gladson não deve cair na armadilha de achar que não precisa de aliados para se manter no poder.

Observando os bastidores da política é visível ver que se as eleições chegarem a um segundo turno, será formado uma grande frente de oposição, aonde todos se unirão contra Gladson. Os discursos alinhados entre os pré-candidatos ao governo, os ataques unilaterais vindo de Rocha e Jorge Viana, que até ontem eram inimigos, é a prova disso. Todos contra Gladson!

Gladson perdeu aliados importantes como o MDB, pessoas de dentro de seu próprio partido, o que somado ainda à saída de Petecão da base de apoio, e a possível debandada do grupo da Deputada Federal Vanda Milani, que consequentemente leva a prefeitura de Brasiléia para fora da órbita de Gladson. Tudo isso pode não complicar a reeleição de Gladson mas não a tornará tão confortável como haveria de ser.

Quem conhece o governador sabe que Gladson sempre foi uma pessoa de fácil acesso, e que jamais colecionou inimigos, mas sim adversários. Mas é possível ver que seus adversários hoje lhe veem como inimigo. Normalmente uma eleição sempre é vencida por quem agrega maior número de aliados em volta da sua candidatura. Esperamos não ver novamente essa reprise de novela.

- Publicidade -
Copiar