Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Comunidades de povos tradicionais do Acre podem receber até R$ 8 mil por iniciativas de preservação ambiental
  • Friale confirma chegada de frente fria para esta semana no Acre; temperaturas podem chegar a 14ºC
  • Ministério das Comunicações diz que 4G chega a áreas rurais e alcança quatro novas localidades no Acre
  • Acre realiza mutirão para retificação de nome e gênero com inscrições até 26 de junho
  • Brutalidade! Filho confessa ter decapitado a mãe após assassiná-la em MG
  • Trump diz que está ‘ansioso’ para trabalhar com presidente eleito na Colômbia
  • Justiça bloqueia veículos de Ana Hickmann por cheques sem fundo
  • Vídeo de suposto ato libidinoso em carro viraliza nas redes sociais
  • Polícia da Espanha prende brasileiros com meia tonelada de cocaína em veleiro
  • VÍDEO: suspeita de ‘racha’ entre carros deixa casal em moto ferido
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, junho 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Poluição no ar pelo acúmulo de fumaça acende alerta em Cruzeiro do Sul

Por Redação Jurua em Tempo8 de setembro de 20222 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O verão amazônico deste ano (2022) deixou o Vale do Juruá em situação de seca, o que facilitou o surgimento de queimadas, ocasionando assim acúmulo de fumaça na atmosfera.

Durante esse período, em Cruzeiro do Sul é bastante comum se encontrar focos de queimadas, embora as autoridades públicas alertem quanto aos riscos para a fauna e flora.

“A gente observa que realmente a cidade, principalmente no final da tarde, está tomada por fumaça e não se sabe ao certo de onde que está vindo, porque os municípios vizinhos aqui também têm apresentado muitos focos de calor”, explicou Josadac Cavalcante, Comandante do Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo Cavalcante, acredita-se que boa parte da fumaça venha da região de Tarauacá e Feijó, por se estar registrando muitos focos de queimadas.

“Ultimamente tem voltado a subir a quantidade de ocorrência relacionada a incêndio vegetação. Porque após essa frente fria que chegou, a gente teve um período sem chuvas, então isso tem intensificado as ocorrências e ontem tivemos uma ocorrência já de grande vulto em mais de 12 hectares queimados ali na região do Belo Jardim”, disse Cavalcante.

No período de estiagem, o número de queimadas na região é preocupante. Em agosto de 2021, o Corpo de Bombeiros registrou 164 focos de incêndio.

“A gente começa a ter uma preocupação também, porque nas últimas semanas a gente tem um verão mais intenso. Até então, a gente tinha ali chuvas, intercalando o período de estiagem, mas agora a gente já não tem mais a presença de chuva. Então a tendência é que nesse próximo mês, esse índice comece a aumentar exponencialmente”, pontuou o comandante.

Além da preocupação com o meio ambiente, as queimadas afetam também diretamente a saúde da população, principalmente das pessoas que fazem parte do grupo de risco.

“Através da queima de biomassa, ela libera elementos tóxicos nocivos, principalmente um elemento chamado monóxido de carbono, que é o elemento que, quando ligado a corrente sanguínea, pode causar alguns efeitos deletérios na saúde do ser humano”, afirmou o médico Rondney Brito.

Com informações Juruá Online

Por: Redação O Juruá em Tempo
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.