Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Zequinha e Mailza lideram ações de socorro às famílias na 3ª maior enchente de Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, corpo é encontrado boiando em igarapé
  • Vídeo: Confusão entre mulheres é registrada durante o show da cantora Joelma em Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, menino de 10 anos usa tampa de caixa d’água como canoa para ajudar no sustento da família
  • Acre terá fim de semana quente e abafado antes da chegada de onda de frio polar, diz Friale
  • No Acre, rede de supermercados antecipa debate nacional e testa escala 5×2: “decidimos não esperar”
  • Natanzinho Lima é atração confirmada na Expoacre Juruá 2026
  • Mulher é brutalmente agredida como forma de “disciplina” em distribuidora de Rio Branco
  • Facção sequestra e executa rival após manter mãe e filha reféns em Rio Branco
  • Fã de Porto Walter vence competição de dança com Joelma em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, maio 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Idaf realiza mais uma etapa de ações de erradicação da praga do cupuaçu e do cacau na região do Juruá

Por Redação Juruá em Tempo.20 de outubro de 20222 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf) desencadeia mais uma etapa de ações para erradicação da monilíase (praga do cacau e do cupuaçu, com grande poder destrutivo), no Vale do Juruá, com equipe de técnicos do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Essas ações se iniciaram em 2021, quando houve o primeiro caso da doença em Cruzeiro do Sul. Desde então, equipes do Ministério da Agricultura, agências de defesa agropecuária de todo o país têm vindo ao Acre para erradicar a doença.

As atividades de caráter educativo, para fins de prevenção e controle da praga, serão desencadeadas junto às comunidades em forma de reuniões, palestras e barreiras sanitárias no período de 21 a 25 de outubro, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A praga não atinge pessoas, só acomete plantas de cacau, cupuaçu, cacauí e cupuí. Contudo, pode causar um grande impacto econômico nas áreas produtoras no estado, e a educação sanitária, o esclarecimento da população, auxilia no controle.

Ações se iniciaram em 2021, quando houve o primeiro caso da doença em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

O presidente do Idaf-AC, José Francisco Thum, orienta que, para evitar o avanço da monilíase no Acre e no Brasil, a recomendação técnica é não transportar cacau nem cupuaçu, mesmo aparentemente saudáveis, pois a praga já pode estar presente.

“Ao viajar para locais que tenham a monilíase, não se deve entrar em lavouras de cacau ou quintais que tenham cupuaçu, e o trânsito desses frutos está proibido no Acre”, explicou.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.