Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Morador ferido em incêndio no Cruzeirão morre após internação no Hospital do Juruá
  • Vídeo de câmera de segurança mostra momento exato da colisão entre moto e ônibus que resultou na morte de motociclista
  • Acidente entre moto e carro em Brasiléia deixa jovem ferido; vítima foi levada para Rio Branco
  • Mecânico morre após acidente de moto em ramal da Transacreana
  • Motociclista fica ferido após colisão com carro em avenida de Brasiléia
  • Colisão entre motocicleta e ônibus deixa homem morto em Rio Branco
  • Em abril, 51% do gado que saiu do Acre são “para o mesmo proprietário”
  • Ifac vai usar detectores de metais nas unidades do Acre após atentado em escola
  • Acre tem 18,49% de mulheres sem cônjuge criando filhos sozinhas
  • STF cobra explicações do Acre em ação sobre regularização fundiária e “grilagem” de terras públicas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, maio 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Mapa da mineração traz duas denúncias de garimpo ilegal no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.7 de março de 2023Updated:9 de março de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Mapa da Mineração mostra que ao contrário do senso comum há mineração ilegal no Acre. Em Rio Branco, segundo dados de 2020 do Mapa, a mineração de argila no município de Rio Branco virou uma ocorrência ambiental.

Ainda em 2020, o Parque Estadual do Chandless foi alvo de mineração de ouro. Não se sabe o que foi encontrado mas, segundo o Mapa, Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus informaram a ocorrência, que trata também de invasão de território.

O Mapa é produzido pelo Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil. No país, são 749 localidades em conflito e 851 ocorrências.

O Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil, iniciado em 2020, tem por objetivo denunciar anualmente para a sociedade brasileira e para o mundo a intensidade, localização e o perfil dos conflitos envolvendo a mineração e os setores associados a ela. Além disso, o monitoramento, de caráter permanente, visibiliza as violações de direitos humanos cometidas, sistematicamente, pelo setor mineral brasileiro, assim como as reações dos grupos sociais atingidos.

Os dados do Observatório evidenciam como os danos, ações e violações geradas por mineradoras, garimpeiros e, por vezes, pelo Estado deflagram respostas de grupos sociais atingidos, movimentos sociais ou instituições do poder público.

O monitoramento revela os principais causadores de conflitos; as empresas, suas nacionalidades e maiores acionistas; as violações causadas; e que grupo social e quantos indivíduos sofrem com a extração, transporte e transformação mineral no território brasileiro.

  • Por Edmilson Ferreira, do Ac24horas.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.