30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Racha no PP? Partido do governador quer candidatos diferentes no interior

Por Ton Lindoso, dO Palaciano.

- Publicidade -

De um lado, um inflamado discurso do deputado estadual Zezinho Barbary, acompanhado da vice-governadora Mailza, senador Sérgio Petecão e correligionários, abonando o prefeito Valdélio Furtado, agora ingresso no Progressistas. Do outro, Nicolau Júnior, Luiz Gonzaga, deputada federal Socorro Neri e grande trupe — rasgando elogios a Itamar de Sá e Randson Almeida.

Seria cômico se não fosse trágico. Não se fala em outra coisa no pequeno município de Marechal Thaumaturgo, na região do Juruá. O segundo grupo, como afirmam os insiders nos bastidores, apoia o empresário Sandrinho, que seria o nome do momento para a disputa — com aval do governador Gladson.

Algo me diz que o caldo vai engrossar no PP.

DISPUTA

Membros do Palácio apontam esse pequeno exemplo em Marechal para uma disputa que deve acontecer em 2026: tanto Mailza quanto Nicolau possuem interesse em abrir disputa para o Governo.

NÃO DIGA QUE NÃO AVISEI

Chamou atenção o senador Petecão no evento. Ele deve indicar o vice de Valdélio. Se acontecer o mesmo que aconteceu em Rio Branco, Valdélio tem que dançar a música que o senador popular tocar, sob o risco de ter da sua vida um inferno. Depois, não diga que não avisei, prefeito!

MAS EU NÃO

Aliás, Petecão tem memória curta pra suas frases polêmicas, mas eu não. Na pré-campanha de 2022, ele disse ter pena de Mailza, porque seria rifada da aliança com Gladson. Agora, sentou numa mesa com Mailza alçada ao status de vice-governadora. O tempo é o melhor remédio.

NÃO HÁ NADA

Falando em Mailza, não há nada que desabone sua conduta, é uma vice presente e atuante. Se continuar alinhada com Gladson e os interesses do Palácio — em detrimento do interesse de outros atores que nós sabemos que existem — vai longe.

JÁ DEU

Inclusive, essa história de que Mailza se tornou isso ou aquilo sem votos já deu o que tinha que dar. Com duas disputas — a da suplência do Senado e vice do Governo — tão acirradas, com tantos gigantes, e Mailza levando a melhor em ambas, porque cargas d’água acreditam que o governador escolheria ela? Pra fazer caridade? Acordem!

ESCOLHIDO

O partido de Marcus Alexandre está escolhido. Por enquanto, é apenas isso que devo dizer.

CUIDADO

Marcus tem equipe e tudo. Um time já montado, o de comunicação, acendeu alerta amarelo em pessoas próximas. E não sou eu que estou dizendo.

FRACO

Perguntei a um insider sobre o motivo da preocupação e a resposta foi monossilábica: “Fraco”.

INELEGÍVEL

Acabou a mamata. O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos. A direita não sai perdendo, porque direitista Bolsonaro nunca foi. Ele sempre defendeu o seu próprio ideal.

É POUCO

Bolsonaro defendeu o indefensável, tudo isso de forma desrespeitosa e primitiva. Todo castigo para genocida é pouco.

BATE-REBATE

• Ninguém irá expulsar o prefeito Bocalom do PP (…)

• (…) Ele só sai quando quiser. E se quiser.

• O presidente nacional do União Brasil anulou a decisão do senador Alan Rick de dissolver os diretórios municipais (…)

• (…) É bom se analisar o que está por trás disso. Na política, tudo é movido por interesse.

• Mas, porém, contudo, todavia, falei aqui sobre a delicadeza dessa decisão (…)

• (…) Tem gente no interior que trabalha muito. Nada que um papo de alinhamento não resolvesse (…)

• (…) Já que o objetivo de Alan é claramente unir o partido em torno de sua gestão. E não estou dizendo que está errado.

• Enquanto houverem no Governo pessoas que colocam seus interesses acima das promessas que o governador precisa cumprir, haverá problemas (…)

• (…) Um reino dividido não subsiste (…)

• (…) E não sou eu que falo isso. Tá na Bíblia.

- Publicidade -
Copiar