30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Petecão é o único parlamentar federal do AC a não disputar prêmio de melhor atuação no Congresso

Por Leandro Chaves, da Gazeta do Acre.

- Publicidade -

O senador Sérgio Petecão (PSD) é o único parlamentar federal do Acre a não disputar o Prêmio Congresso em Foco, que reconhece as melhores atuações legislativas do Brasil. A votação pública na internet se encerrou no dia 31 de agosto e os vencedores serão divulgados no dia 21 de setembro, em cerimônia realizada em Brasília.

Concorrem pelo Acre os senadores Alan Rick (União Brasil) e Márcio Bittar (União Brasil), além dos deputados federais Meire Serafim (União Brasil), Antônia Lúcia (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Gerlen Diniz (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Socorro Neri (PP) e Zezinho Barbary (PP).

Segundo a organização do evento, Petecão não participa do concurso por ter processo correndo na Justiça, o que violaria o regulamento da premiação. A Gazeta do Acre apurou que o senador responde, na 1ª Vara Criminal de Rio Branco, por peculato, supostamente cometido enquanto ainda era deputado estadual.

No último dia 13, a instância declarou incompetência para julgar o processo, sob argumento de o parlamentar ter foro privilegiado em virtude da função, e encaminhou a matéria para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Prêmio Congresso em Foco

Além da premiação popular, haverá a eleição dos melhores deputados federais e senadores por um júri especializado e jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso Nacional. O prêmio valoriza ainda os parlamentares mais atuantes na defesa da educação e na área de clima e sustentabilidade.

A novidade deste ano será a eleição dos congressistas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país. A votação popular contou com auditoria interna do site Congresso em Foco e o monitoramento da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

- Publicidade -
Copiar