36 C
Juruá
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Número de focos de calor reduz 82% em novembro no Acre

Por Thais Farias, do AC24horas.

- Publicidade -

O número nos focos de calor no estado do Acre apresentou redução este ano. De acordo com estudo publicado pelo governo nesta quarta-feira, 29, no período de 1º a 29 de novembro de 2022, foram 911 focos, sendo que em 2023, no mesmo período, foi de 160 focos, uma redução de 82%.

O Corpo de Bombeiros combateu, no período de 23 a 29 de novembro, 8 incêndios, sendo 6 na capital e 2 no interior do estado.

Qualidade do ar

A média diária da concentração de Material Particulado (μg/m³) com os indicadores recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de concentração na atmosfera é de que não passe de 15 μg/m³.

No período de 19 a 25 de novembro, durante a semana epidemiológica N°47, mapeou-se que nenhum município registrou média semanal acima de 15 μg/m³, estando todo o estado com qualidade do ar satisfatória.

O governo federal reconheceu, no dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do estado do Acre devido à seca. Antes, um decreto estadual publicado no dia 6 de outubro já declarava Situação de Emergência devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado.

No dia 1º de novembro, o governo federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou o empenho e o repasse de recursos ao Acre, no valor de R$ 8,2 milhões, para a execução de ações que promovam assistência às famílias mais impactadas pelo período de estiagem prolongada no estado.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!