30.4 C
Juruá
sábado, maio 4, 2024

Servidora do Ifac ganha bolsa de estudos no Canadá

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A servidora Suellen Cristina Enes Valentim da Silva, assistente em Administração lotada no Campus Rio Branco, viajou na última quinta-feira, 18, para participar do curso intensivo de Língua Inglesa, em Toronto, no Canadá, oferecido pela Toronto First Steps (TFS) em parceria com a International Language Schools of Canada (ILSC) Education Group.

Na semana passada, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos e o Diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, receberam Suellen Valentim, antes de embarcar, para participar do curso que ocorrerá no período de 22 de abril de 2024 a 18 de maio de 2024.

Suellen Valentim disse que se sentia honrada em ser a primeira técnica-administrativa a participar de um Intercâmbio custeado pela Instituição. “Entre outros critérios, o edital tinha no critério de seleção, a participação e o envolvimento em projetos de pesquisa e extensão. Agradeço à gestão do Ifac e à Diretoria de Internacionalização por possibilitarem essa vivência e o enriquecimento cultural e profissional”.

A bolsa de estudos foi concedida através do EDITAL Nº 01/2023/DSRI/REITORIA/IFAC, da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) e integra as ações realizadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com a TFS.

O acordo entre a TFS e o Conif foi trata pessoalmente pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, enquanto coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, à época, representando a instituição, e pelo Diretor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, enquanto representante do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) na missão ao Canadá em 2023.

Bolsa de Estudos no Canadá (2).jpeg

A bolsa inclui matrícula, mensalidade e material didático para o curso Full Time Morning na escola ILSC Toronto, seguro saúde e acomodação em casa de família, ficando na responsabilidade do Instituto Federal do Acre (Ifac) a emissão das passagens aéreas, através da DSRI. O programa terá duração de quatro semanas, tem como objetivo principal capacitar o servidor nas habilidades de comunicação em língua inglesa.

Histórico da oferta da bolsa – A Agência de Educação Internacional Toronto First Steps (TFS) oferecerá formação continuada para servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A oferta de cursos de idiomas e programas de imersão cultural no Canadá foi viabilizada por meio de um acordo entre a agência e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O acordo de cooperação, firmado em setembro, também prevê a realização conjunta de ações culturais e científicas entre o Brasil e o Canadá. “Nas próximas semanas, o Conif irá se reunir com a equipe da TFS para discutir como distribuir as dez bolsas de estudo oferecidas como parte do acordo”, explica João Paulo Rotelli, coordenador de Relações Internacionais do Conif.

Segundo Rotelli, as bolsas cobrirão matrícula, mensalidade, material didático, seguro de saúde e acomodação em casa de família (sem alimentação). No entanto, os custos adicionais, como transporte aéreo e documentação para o visto, serão de responsabilidade dos bolsistas. Conforme o acordo de cooperação, a distribuição das bolsas deverá ser igualitária entre as diferentes regiões do Brasil, com duas vagas para cada uma delas.

Além das bolsas de estudo integrais, estudantes e servidores também terão acesso a bolsas para grupos de cursistas pagantes. No entanto, para serem elegíveis, as instituições associadas ao Conif precisarão firmar um acordo com a Toronto First Steps. A parceria foi um desdobramento da missão liderada pelo Conif ao Canadá em abril de 2023.

- Publicidade -
Copiar