Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gonzaga entrega pontos de internet em mais 2 comunidades isoladas do Acre: “O objetivo é atender quem mais precisa”
  • Polícia Militar impede extorsão com sequestro, resgata vítima e prende três suspeitos no Acre
  • Gladson Camelí desembarca no Acre, fala em “ajuste” no grupo e diz que situação entre Bittar e Mailza “vai se ajustar”
  • Quatro suspeitos são presos após roubo a mercearia e tentativa de fuga frustrada
  • Em ano eleitoral, jovens procuram o TRE em Cruzeiro do Sul para tirar título e regularizar situação
  • Líder comunitária mostra situação de alagação no bairro da Várzea em Cruzeiro do Sul; veja vídeo
  • Caetano Veloso rebate fala de senador acreano e chama acusação de ‘fake news’
  • Justiça de SP condena Luana Piovani por injúria contra Neymar Jr
  • Lula exonera aliados de Alcolumbre após derrota de Messias no STF
  • Acre regulamenta Dia de Combate à LGBTfobia e define ações obrigatórias em todo o estado
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, abril 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Brasil

Ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961, aponta Inmet

Por Redação Juruá em Tempo.4 de janeiro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, apontou o ano de 2024 como o mais quente no Brasil em levantamento que considerou desde o ano de 1961. Além disso, verificou-se tendência de elevação das temperaturas médias anuais ao longo do período analisado.

O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (3). Ele revela que os registros atingiram o ápice no ano passado. A temperatura média anual chegou a 25,02°C. Os dados de 2024 representam uma elevação de 0,79°C na comparação com a média histórica das últimas duas décadas completas, isto é, de 1991 a 2020. Nesse intervalo, usado pelo Inmet como referência na análise, a temperatura média ficou em 24,23°C.

Brasília (DF) 03/01/2025 -  Ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961, aponta Inmet
Fonte Inmet
 Fonte Inmet

O Inmet aponta que os registros de 2024 superam os do ano anterior, que era até então o mais quente do período que se inicia em 1961. A média anual de 2023 foi de 24,92°C, ou seja, 0,69°C acima da média histórica das últimas duas décadas completas.

De acordo com o Inmet, quando observados os desvios que as temperaturas médias de cada ano desde 1961 apresentam em relação à média histórica entre 1991 e 2020, verifica-se que a tendência de aumento é estatisticamente significativa. “Pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais”, aponta o órgão.

Brasília (DF) 03/01/2025 -  Ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961, aponta Inmet
Fonte Inmet
Fonte Inmet

O Inmet destaca ainda que é preciso considerar os efeitos do último fenômeno El Niño. Com intensidade que variou de forte a muito forte, ele teve influência nas temperaturas de 2023 e dos primeiros meses de 2024.

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) e pelo aquecimento anormal das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico. Essas mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera ocorrem em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos.

Sua intensidade também é variável, mas sempre que ocorre há consequências para o tempo e o clima em diferentes partes do planeta. Isso porque a dinâmica das massas de ar no Oceano Pacífico adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.

Por: Agência Brasil.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.