Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Dez pessoas morreram no trânsito em maio; Acre acumula 35 vítimas fatais em 2026
  • Calor de até 32°C e chance de chuva: veja a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) no Acre
  • Agro brasileiro deve movimentar R$ 1,4 trilhão em 2026, aponta Mapa
  • Brasil cai em ranking de competitividade mesmo com baixo desemprego
  • No Acre, haitiano que fala 5 línguas é fã de Neymar e divide o coração na Copa
  • Funcionário denuncia que Ricco retém parcelas de consignado e deixa trabalhadores inadimplentes
  • Nenhuma cidade acreana aparece entre as mais sustentáveis do país
  • Cassado pelo TSE, presidente da da Câmara de Porto Walter renuncia ao cargo
  • Imprensa dos EUA critica inconsistências de acordo e diz que Irã sai fortalecido
  • Apple subirá preços do iPhone devido a custos de memórias para IA
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, junho 19
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Lula exonera aliados de Alcolumbre após derrota de Messias no STF

Por Redação Juruá em Tempo.30 de abril de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em uma demonstração de força após a derrota na votação que rejeitou a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), o governo Lula iniciou uma ofensiva para exonerar ocupantes de cargos de confiança ligados ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) na Esplanada dos Ministérios. A informação, apurada pela CNN Brasil, descreve o movimento como uma espécie de “declaração de guerra” contra o grupo parlamentar apontado pelo Planalto como responsável pela articulação que barrou a indicação.

A expectativa, segundo interlocutores do Palácio do Planalto, é de que as primeiras exonerações comecem a ser publicadas já nas primeiras horas desta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU). O processo de transição já está em curso: integrantes da Secretaria de Relações Institucionais passaram a contatar os ocupantes desses cargos para agendar reuniões, medida interpretada como uma etapa prévia ao desligamento.

Dentro do governo, a avaliação é de que a manutenção desses nomes tornou-se insustentável. Auxiliares do presidente Lula defendem uma reconfiguração urgente da base aliada, visando retomar o controle político sobre as indicações estratégicas da máquina pública.

A medida, entretanto, deve elevar o tom da tensão entre o Executivo e o Congresso Nacional. Aliados de Alcolumbre já classificam o gesto como uma escalada desnecessária no confronto político e alertam que a resposta do governo pode ter efeito bumerangue, impactando negativamente outras votações de interesse do Planalto que tramitam no Legislativo.

O movimento marca um momento de desgaste acentuado na relação entre o governo e parte do Senado, sinalizando que a disputa em torno da vaga aberta pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso no STF deixou cicatrizes profundas na articulação política do Palácio do Planalto.

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.