Na última quinta-feira, 13, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, comandado pelo Capitão de Corveta Hallan Maforte, chegou ao município de Cruzeiro do Sul para dar continuidade à 25ª edição da Operação Acre.
O objetivo da missão, realizada pela Marinha do Brasil, é fornecer atendimento médico, odontológico e farmacêutico às comunidades ribeirinhas do Juruá, que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde.
O navio partiu de Manaus há mais de 30 dias e, durante esse tempo, já realizou 858 atendimentos médicos e mais de 10 mil procedimentos de saúde, incluindo serviços odontológicos e a distribuição de medicamentos.
A equipe é composta por profissionais da saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, que garantem um atendimento completo aos pacientes.
A operação deverá permanecer na região até o dia 13 de maio, visa realizar entre 9 a 10 mil atendimentos em Cruzeiro do Sul e em municípios vizinhos, como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, além das comunidades ribeirinhas isoladas.
“Estamos muito felizes em iniciar os atendimentos aqui em Cruzeiro do Sul. Essa é uma operação muito importante para a Marinha, pois temos a capacidade de oferecer diversos serviços médicos, como consultas, exames de mamografia, ultrassonografia e laboratoriais, além de tratamentos odontológicos”, afirmou o comandante Maforte.
Ele destacou que o principal desafio da operação é superar as dificuldades impostas pelo Rio Juruá para alcançar as comunidades. “Nossa grande missão é superar os desafios do Rio Juruá para alcançar essas comunidades e oferecer o melhor serviço possível”, concluiu o comandante da operação.