Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (9) mira uma quadrilha envolvida no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Batizada de Operação Renitência, a ação mobilizou cerca de 80 agentes federais e estaduais nos estados do Acre e de Santa Catarina.
Com apoio do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM do Acre) e do GEFRON (Grupo Especial de Operações em Fronteira), a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco (AC), além de Palhoça e São José (SC).
As investigações começaram após uma prisão em flagrante feita em dezembro de 2023. A partir dela, os agentes descobriram um esquema criminoso bem organizado, que trazia cocaína do Peru e da Bolívia e distribuía a droga para outros estados, principalmente Santa Catarina.
Segundo a Polícia Federal, os alvos da operação fazem parte de uma organização com ramificações interestaduais, voltada não apenas para o tráfico, mas também para a lavagem de capitais.
Os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro — além de outros crimes que possam surgir no decorrer das apurações.





