Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Porto Walter conquista Selo Prata no Compromisso Nacional com a Alfabetização
  • Atleta acreano entra para o top 50 mundial do esqui cross-country nos Jogos de Inverno, em Milão
  • Novo preço médio do etanol no Acre passa a valer em 16 de fevereiro
  • Navio Hospitalar Dr. Montenegro faz 120 atendimentos por dia em Cruzeiro do Sul
  • Bebê de 1 ano que se afogou em caixa d’água morre em Rio Branco
  • Vazante do Rio Juruá deixa nível abaixo da cota de alerta em Cruzeiro do Sul
  • Baixa do Rio Juruá dificulta travessia de balsa entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul
  • Idoso de 78 anos desaparece após sair de canoa no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul
  • Primeira parcela do FPM injeta R$ 72,7 milhões nos municípios do Acre
  • Investigação do MP vai apurar possíveis irregularidades em empréstimos consignados na Prefeitura de Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, fevereiro 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Atleta acreano entra para o top 50 mundial do esqui cross-country nos Jogos de Inverno, em Milão

Por Redação Juruá em Tempo.10 de fevereiro de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre tem um representante nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Nascido em Rio Branco, Manex Silva é um dos integrantes da delegação brasileira nas olimpíadas deste ano. Em um dia histórico, o acreano se tornou o primeiro brasileiro no Top 50 do Esqui Cross-Country Sprint ao subir 23 posições desde a sua última participação olímpica, finalizando no 48º lugar.

O atleta foi destaque no perfil da Cazé TV, em uma publicação com uma série de recordes. Manex alcançou o melhor resultado do Brasil no Cross-Country em qualquer disciplina e gênero; melhor resultado individual no Sprint clássico; e terceiro melhor resultado individual em provas Sprint.

Acre nas Olimpíadas de Inverno

O Brasil estreou nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina nesta terça-feira (10). Ao lado de outros atletas brasileiros, o acreano Manex Silva disputou a fase classificatória do sprint livre do Esqui Cross-Country, mas foram eliminados.

Apesar da desclassificação, o acreano fez o melhor resultado de um brasileiro na prova até o momento, com o tempo de 3min25s48, ficando em 48º lugar.

Manex Silva competindo na prova de Sprint do Cross Country

Manex Silva competindo na prova de Sprint do Cross Country/Foto: Gabriel Heusi/COB

Os brasileiros ainda disputam outras provas em Milão-Cortina. As atletas Bruna Moura e Eduarda Ribera participam dos 10k estilo livre feminino, enquanto Manex Silva volta a competir na prova masculina, na sexta-feira (13).

Quem é o acreano que representa o Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Em uma entrevista ao UOL nesta segunda-feira (9), Manex revelou como seus pais se conheceram e construíram uma história que o levou a um esporte pouco conhecido no Acre e no Brasil. Essa já é a segunda olimpíada que o atleta participa. Ele estreou em Pequim-2022.

O atleta morou no Acre até os 2 anos de idade e se mudou para o país Basco, região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França, onde o pai nasceu.

“Minha mãe é de Rio Branco e meu pai é do País Basco. O motivo pelo qual eles se conheceram foi que minha mãe tinha um amigo do País Basco, que trabalhava com ela em Rio Branco. Certa vez, ela decidiu viajar para o País Basco para visitar esse amigo durante as férias, e foi lá que conheceu meu pai. Depois, meu pai acabou indo para Rio Branco para trabalhar junto com a minha mãe”, disse durante a entrevista.

“Quando eu tinha oito anos, por causa do trabalho do meu pai, que é professor, nos mudamos para uma região mais ao norte, que é cercada por montanhas e, no inverno, neva. Foi aí que, como atividade extraescolar, comecei a praticar esqui cross-country no clube da região, junto com meus amigos, e foi assim que comecei a competir”, completou.

Manex estreou em Pequim-2022

Manex estreou em Pequim-2022/Foto: Redes sociais

Ele representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020, terminou como o sul-americano mais bem colocado em todas as provas que disputou e ainda superou todas as marcas nacionais de pontuação FIS na história do evento.

Manex foi o primeiro brasileiro a disputar quatro provas nos mesmos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim-2022. O acreano ainda teve a melhor pontuação FIS da história do Brasil entre os homens: 81.36 na Copa do Mundo de Oberhof, em 2026.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.