Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Em audiência de conciliação, Estado não entra em acordo com construtora da ponte Frei Paolino
  • TCE multa prefeito de Marechal por atraso no cadastro de contratos públicos
  • Jovem fica gravemente ferido após colisão entre carro e motocicleta
  • Homem é ferido a facada após discussão em via pública no interior do Acre
  • Após desabamento de ponte no Acre, ministro diz que mudanças climáticas exigem revisão de obras na Amazônia
  • Exportações de carne bovina do Acre crescem 32% em 2026
  • O desafio da bioeconomia: 90% da castanha acreana ainda sai sem processamento
  • Justiça mantém absolvição de delegada e escrivão acusados de desviar fiança no Acre
  • Mulher pede para tomar banho na casa de homem, furta R$ 300 e acaba condenada em Tarauacá
  • Médica é condenada por injúria ao se referir a terceiro como “caboclo arigó”, em unidade de saúde
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, junho 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Onça-pintada resgatada do tráfico em Manaus morre aos 25 anos

Por Redação Juruá em Tempo.16 de fevereiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A onça-pintada Luna, reconhecida como a mais longeva do Brasil em cativeiro, morreu aos 25 anos na manhã deste domingo (15), no Zoológico Municipal de Limeira, no interior de São Paulo. A morte ocorreu por causas naturais, segundo a administração do local.

Luna foi encontrada por volta das 7h50 durante a rotina de monitoramento diário pelo médico-veterinário da instituição. O animal vivia sob acompanhamento técnico permanente e, de acordo com especialistas, havia superado a expectativa média de vida da espécie na natureza, estimada entre 15 e 16 anos.

Luna foi resgatada em 2002, em Manaus, após denúncia de tráfico de animais silvestres. Na época, ela seria levada para fora do país. O Ibama encaminhou a onça ao zoológico, onde passou a viver em ambiente controlado.

Considerando a estimativa de cerca de dois anos de idade no momento do resgate, Luna alcançou aproximadamente 25 anos, tornando-se um dos indivíduos mais longevos da espécie no país.

Ao longo das últimas décadas, Luna recebeu dieta balanceada, enriquecimento ambiental e acompanhamento veterinário contínuo. A alimentação incluía carnes de frango, pernil suíno, coração bovino e outros cortes, com ingestão média de cerca de dois quilos por dia.

Em abril de 2025, a equipe do zoológico promoveu uma celebração pelos 25 anos da onça, com estímulos sensoriais e desafios comportamentais voltados à saúde e ao bem-estar do animal.

A felina vivia com o filho, Negão, de 18 anos, nascido no próprio zoológico em 2007. O animal possui pelagem predominantemente preta, herdada do pai, e mantinha convivência estável com a mãe, com interação social compatível com a espécie.

Por: R7.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.