Vereadores realizam sessão solene em aldeia indígena de Cruzeiro do Sul

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, através do presidente Clodoaldo Rodrigues realizou na manhã desta quinta-feira, 2, uma sessão solene na Aldeia Samaúma, em alusão ao Dia do Índio, que foi comemorando no dia 19 de Abril. Na sessão, os vereadores fizeram questão de ouvir as reivindicações repassadas pelos povos indígenas. Varias lideranças se pronunciaram; vale ressaltar que esta foi a primeira vez que o poder legislativo esteve realizando uma sessão em uma tribo indígena, uma ação inédita para a gestão atual.

“Nós temos como meta em nossa gestão, aproximar o parlamento da sociedade, das comunidades, entre elas também, a comunidade indígena que faz parte da nossa cidade; e hoje aqui nessa aldeia, nós conseguimos fazer isso, aproximar o poder legislativo dos povos indígenas, para poder assim, ouvir o que cada liderança de suas tribos, tem para trazer até nós vereadores. Foi um excelente dia, onde recebemos diversas reivindicações, e tudo que o poder legislativo puder fazer em prol destes, nós iremos nos desempenhar para buscar melhorias de vida para cada um destes aqui”, ressaltou o presidente Clodoaldo Rodrigues.

As lideranças indígenas fizeram questão de agradecer o empenho de todos os vereadores, em trazer a sessão para o local, e também, por estarem presentes para ouvir as reivindicações de todos. Fernando Katuquina, cacique geral das tribos, fez questão de destacar a importância da sessão realizada.

“É importante essa solenidade que a Câmara de Vereadores está trazendo até nossa aldeia. Isso nunca aconteceu aqui; moro aqui a 54 anos, e nunca vi uma sessão solene sendo realizada nesse local, ou seja, um ato importante e histórico trazido pelos vereadores até nós, indígenas. Todos foram ouvidos, suas reivindicações foram repassadas, agora iremos aguardar que cada vereador se sensibilize com a causa indígena, e possa trazer soluções para nosso povo, já que também, necessitamos de melhorias assim como o povo da cidade, e lamentavelmente, muitas das vezes somos esquecidos. Em nosso de todas lideranças indígenas, deixamos nossos agradecimentos a cada parlamentar”, finalizou.