24 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Sem acordo, médicos mantêm greve no Acre por tempo indeterminado

Por

- Publicidade -

Os médicos decidiram que vão manter, por tempo indeterminado, a paralisação das atividades no Acre. Nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) anunciou que profissionais provisórios do Instituto de Gestão e Saúde do Acre (Igesac) também aderiram ao movimento. Os servidores decidiram por continuar o movimento durante uma assembleia geral, realizada nesta quarta.

Ainda segundo o sindicato, a paralisação segue sem movimento nas ruas enquanto aguarda um acordo com o governo do estado. Além disso, os profissionais afirmam que vão manter os atendimentos de urgência e emergência e de pacientes já internados com Covid-19.

“Estamos aguardando alguma proposta concreta da gestão do governo com o qual estabelecemos um novo contato na segunda [4]. Eles ficaram de nos dar uma resposta ate o dia 18, já que a primeira parte do acordo ainda não foi cumprida. Aguardamos alguns pontos que ainda precisam ser comtemplados, foi pedido que o movimento fosse interrompido ou pelo menos suspenso até o dia 18, mas a classe optou por manter o movimento. Tivemos todo o ano de 2021 e início de 2022 para que as propostas fossem cumpridas e nada aconteceu de fato”, destacou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

No dia 11 de março, o governo anunciou um reajuste de 5,42% para servidores públicos ativos e inativos do estado e também o reajuste do salário equiparado ao piso nacional no valor de 33,24%, além do auxílio alimentação mensal para os servidores ativos da SEE de R$ 420.

Na terça (5), após retornar das discussões nas comissões, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, com 14 votos dos deputados presentes, o Projeto de Lei de número 33, que concede aumento de 5,42% aos servidores públicos do estado, que não teve a votação computada durante a sessão que ocorreu na madrugada da última sexta (1).

Sintesac suspende greve

Também na terça, durante assembleia geral, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, dentistas, servidores administrativos e de apoio decidiram voltar ao trabalho normal nesta quinta enquanto negociam com a gestão estadual.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Adailton Cruz, explicou que a categoria entrou com um mandado de segurança pedindo, em juízo, a reposição salarial de 2019 a 2021.

“Estamos negociando também o reajuste de plantões e outras questões em paralelo até o dia 18. Seguimos em negociação”, resumiu.

  • Fonte: g1 Acre.
- Publicidade -
Copiar