A rotina de uma cadela que permaneceu diariamente em frente ao Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, por vários meses, chamou a atenção de moradores e servidores da unidade. O animal ficava na área externa aguardando o tutor, que havia dado entrada no hospital e acabou falecendo. A constância da sua presença no local ganhou repercussão nas redes sociais e sensibilizou a comunidade.
O animal era visto com frequência na área externa do hospital, o que levou à divulgação de imagens em grupos de proteção animal e, posteriormente, nas redes sociais.
Com a divulgação do caso, o médico veterinário Gelcivan Rios Silva, natural da Bahia, entrou em contato e afirmou ser o responsável pelo animal, identificado como Mamba. Ele relatou que chegou a Cruzeiro do Sul em julho de 2025 para trabalhar na área de reprodução bovina, levando seus cães em uma viagem de aproximadamente 5.500 quilômetros.
Segundo ele, a cadela fugiu no início de setembro de 2025. “Ela sempre foi muito carente. Em um período em que ficou sozinha, conseguiu escalar o muro e fugir. Procurei durante muitos dias, mas não consegui encontrá-la”, disse.
Após ver as imagens circulando nas redes, ele reconheceu a cadela e confirmou a identificação.
Enquanto isso, um servidor do Hospital do Juruá informou que vinha cuidando da alimentação do animal e observando sua permanência no local. Segundo ele, com o tempo a cadela passou a se aproximar com mais facilidade.
Com as informações repassadas pelo responsável, o servidor conseguiu fazer a captura de forma segura. Depois disso, levou a cadela para atendimento veterinário e avaliação em uma clínica da cidade.
O servidor decidiu adotar definitivamente a cadela.

