23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Acre recebe 70,5% das declarações e lidera entrega de imposto de renda na região amazônica

Por

- Publicidade -

61.145 contribuintes do Acre entregaram a Declaração do Imposto de Renda até esta segunda-feira (02). Esse número representa um total de 70,5% do esperado que é de 86.764 declarações.

Esse é o maior percentual da 2ª Região Fiscal da Receita Federal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima), de um total de 971.641 contribuintes que contribuíram com a sua obrigação federal.

Aa multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa é creditada no momento da entrega da declaração e notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte tem alguns dias para pagar, caso não respeite o período, começam a correr juros da taxa Selic. O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) da multa pode ser expedido pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.

Para aquelas declarações que têm direito a restituição, caso a multa não seja paga dentro do prazo, ela será reduzida com os juros do valor do imposto a ser restituído.

- Publicidade -
Copiar