23.5 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Acreano é o primeiro indígena Huni Kui a se tornar advogado: “Símbolo de superação”

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Pela primeira vez na história alguém pertencente ao povo indígena Huni Kui tem um representante advogado. Helinton Souza Kaxinawá, 24, vem da aldeia Tuku Nixi, na região do Rio Jordão, e se formou recentemente em direito, pela Unimeta.

O jovem saiu, ainda aos oito anos, de sua casa, rumo à cidade, para buscar educação formal, tendo se mudado para a capital do estado, Rio Branco, ao terminar o ensino médio, quando já era maior de idade.

Heliton diz que ser advogado é a realização de um sonho para ele/Foto: Reprodução/Instagram

Heliton contou com uma bolsa de estudos da instituição, assim como apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), e assim conseguiu concluir a sua jornada acadêmica. O jovem também já foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados (OAB) do Brasil.

Em publicação no seu perfil do Instagram, ele comemorou sua conquista. “Celebro a conquista do meu sonho de tornar-me advogado. O caminho até a conquista da OAB foi desafiador. Agradeço a Epa Kuxipa (Deus) e minha família, vocês foram a base sólida sobre a qual construí cada passo dessa jornada. Esta conquista é um lembrete de que com determinação, dedicação e apoio mútuo, somos capazes de alcançar nossos sonhos mais audaciosos”, disse ele.

A assessoria do Povo Huni Kuin no Acre emitiu uma nota parabenizando no novo advogado. “Sua conquista não apenas representa um marco pessoal, mas também um símbolo de superação e valorização da diversidade cultural e étnica”, disse.

  • Fonte: ContilNet.
- Publicidade -
Copiar