Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

O Dono dos Porcos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Após a recusa de Nicolau Jr (PP) em votar a favor da abertura da CPI da BR 364 na ALEAC, o deputado federal Major Rocha, atualmente principal cacique tucano do Acre, foi a Brasília falar diretamente com o ‘dono dos porcos’, Gladson Cameli para exigir de Nicolau Jr, o voto ‘a favor da CPI.

A manobra é vantajosa para o Major Rocha. Possível candidato à prefeitura de Rio Branco, teria em uma CPI da BR um excelente palanque.

GR

Abertura da CPI seria politicamente favorável à Rocha, mas arriscada para Gladson

Contudo, Gladson e Nicolau devem saber que assinando a abertura de uma CPI da BR, nesse momento, estariam implodindo suas bases eleitorais. Uma CPI iria paralisar as obras de recuperação justamente quando elas tendem a avançar mais com o verão que se aproxima.

Se as obras de recuperação não avançarem neste verão, os riscos da BR ficar intrafegável no próximo inverno são iminentes. Para quem faz a política do ‘quanto pior melhor’ seria perfeito, principalmente para quem mora em Rio Branco ou Brasília e para quem a BR não faz a menor diferença. Contudo para quem mora nos municípios do Juruá seria o equivalente a voltar no tempo, com perda do direito de ir e vir que hoje, apesar das más condições de tráfego, a BR ainda garante.

Caso Gladson resolva aceitar a pressão de Major Rocha, e exigir de Nicolau o voto favorável à abertura da CPI, deve ter em mente o ônus para si mesmo e para o PP. Uma decisão vertical dessas deixaria claro a falta de autonomia do PP local e criaria um problema junto às bases eleitorais no Juruá. Rocha tampouco pode garantir a Gladson blindagem aos grupos empresariais da família Cameli em uma eventual CPI. Seria uma nuvem negra  pairando sobre o legado político de Gladson. Tanto a ETAN de seu pai Eládio, quanto a Colorado, de seu tio Orleir, venceram licitações e realizaram trabalhos na BR 364.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.