Rio Branco, Acre, 27 de setembro de 2020

Maior programa habitacional do Acre abriga mais de três mil famílias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Quando foi desenhado o projeto habitacional da Cidade do Povo, em Rio Branco, o governo do Acre idealizou para as famílias que passariam a residir no local um ambiente munido de toda a infraestrutura necessária que viesse a proporcionar uma vida agradável e de qualidade aos milhares de pessoas.

Desde o início da Cidade do Povo, 3.003 casas já foram entregues à população de baixa renda que morava em áreas de risco ou alagadiças. Quando estiver com todas as unidades habitacionais prontas, o empreendimento deverá abrigar mais de 50 mil pessoas.

A habitação no Acre tem se tornado referência e mudado vidas a cada entrega de uma nova casa. A maioria dos beneficiados pelos programas de habitação sofria com a enchente do Rio Acre e hoje desfruta uma moradia digna em um local com toda a infraestrutura necessária.

 

Saúde

Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Pensando assim, as políticas públicas de governo levaram um conjunto de ações na área de saúde a milhares de famílias que residem na Cidade do Povo e nos bairros do entorno.

Médicos, técnicos de enfermagem, de radiologia e farmácia, estão diariamente atendendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto habitacional. A unidade de saúde funciona sete dias por semana e soluciona 100% dos casos das pessoas que buscam atendimento – em torno de 150 por dia e 4,5 mil mensalmente.

“Trabalhar na Cidade do Povo é um desafio para qualquer profissional. Encontramos pessoas com as mais diferentes necessidades, até mesmo aquelas que só precisam de atenção e carinho. Como seres humanos, temos crescido muito atuando aqui”, destacou Naira Giglioly Barbosa, diretora da UPA.

 

Educação

O empreendimento está munido de três escolas – uma de ensino médio e duas de ensino fundamental – e uma creche. Até o fim de 2016, a previsão é para inaugurar o Centro de Educação Profissional, a Escola de Hospitalidade e Gastronomia, além de duas escolas de ensino infantil e uma creche.

O investimento do governo na educação na Cidade do Povo irá ultrapassar os R$ 7 milhões. Somente em escolas estaduais, chegará a 13 unidades até a conclusão do conjunto habitacional, além de uma escola militar do Corpo de Bombeiros programada para 2017.

“O que torna nossa escola especial é o comprometimento da comunidade escolar em oferecer uma educação de qualidade. Já frequentei outras escolas, mas é na Raimunda Pará que quero concluir o ensino médio. Aqui sou feliz”, observou Janderson Oliveira, aluno do primeiro ano do ensino médio e morador do bairro Belo Jardim II.

 

Infraestrutura

Investimentos em obras de infraestrutura, saneamento básico, tratamento de água e de esgoto têm proporcionado bem-estar aos moradores. Os investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública e infraestrutura têm feito do conjunto um local agradável para morar.

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), já concluiu a pavimentação, drenagem e redes de água e esgoto. Uma ação conjunta dos governos estadual e municipal permitiu a construção do terminal de integração da Cidade do Povo.

Esta iniciativa vai beneficiar também os usuários de transporte coletivo dos bairros Santa Cecília, Dom Moacyr, Polo Belo Jardim e Liberdade. O terminal contará com 17 ônibus diários.

“A Cidade do Povo é um lugar diferenciado. A cada obra que entregamos, percebemos nos rostos dos moradores a alegria por estarem tendo a oportunidade de mudar e melhorar de vida, o que para muitos antes era inviável”, destaca a secretária-adjunta da Seop, Adla Ferreira.

 

Da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.