Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Descubra como a cafeína tenta enganar o corpo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O cafezinho faz parte da cultura mundial e é apreciado não só pelo sabor, mas pelo caráter energético e até social. E, como alguns chás e chocolates contém cafeína.

Temos a impressão que a cafeína ajuda o corpo a acordar, mas os estudos apontam que o que a caféina na verdade faz é impedir que o sono atue.

Como? A revista Claudia explica que temos receptores espalhados pelo corpo que ao longo do dia vão acumulando a chamada adenosina, e quando esta substância chega a determinados níveis, vamos sentindo sonolência até realmente precisarmos de dormir. Quando dormimos, a carga de adenosina vai diminuindo até despertarmos. Como a cafeína é muito parecida com a adenosina, ela substituiu a última nos receptores, retardando a chegada do sono.

Criar o hábito de tomar café todos os dias é prejudicial pois o corpo replica o comportamento enganoso: ao detectar que a adenosina está perdendo espaço, começa a criar novos receptores. Ou seja: precisamos de uma quantidade maior de café para sentirmos que a cafeína está fazendo efeito.

 

Por Lifestyle.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.