Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Primeira fábrica de calçados do Acre será inaugurada nos próximos dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A primeira fábrica de calçados do Acre, instalada no Parque Industrial de Rio Branco, deve ser inaugurada nos próximos dias e prevê uma produção diária de até 1.700 pares de sapatos, além de uma geração direta de até 90 empregos, inicialmente. O governador Tião Viana visitou a unidade nesta quarta-feira, 27.

“É a industrialização se consolidando no Acre. Aqui serão mais noventa empregos diretos nesta indústria, que reúne tecnologia de ponta e o que há de melhor nessa atividade que aproveita o melhor couro do Brasil e está aqui no Acre. É a conclusão de uma etapa de avanços de industrialização do Acre”, destacou Tião Viana.

O empresário Esmerino Ribeiro do Valle, o “Pataca”, conta que o investimento inicial na fábrica Butinorte foi de R$ 3,6 milhões, e o projeto surgiu de uma conversa casual com o governador Tião Viana, que sugeriu a implantação de um segmento de calçados no Acre semelhante à experiência desenvolvida pelo empresário em Guaxupé (MG).

“Queremos começar as vendas o mais breve possível. No momento estamos com uma parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], na qual acolhemos um grupo que está produzindo e fazendo o treinamento prático aqui”, conta.

A parceria com o Senai é importante, e após o curso, a indústria vai selecionar o primeiro grupo de trabalho entre os estudantes, para efetivá-los contratualmente. “Isso deve ocorrer nos próximos dez dias. E em seis meses vamos contratar mais cinquenta pessoas”, acrescenta Valle.

A estrutura da fábrica está completamente finalizada, com equipamento industrial moderno e tecnologia de ponta, trazidos diretamente do Rio Grande do Sul e de Taiwan (Ásia Oriental).

Qualificação profissional e oportunidade

A estudante Maria Souza é uma das profissionais que devem ser contratadas pela indústria. Ela conta que está cheia de expectativas e que a unidade trouxe-lhe oportunidade.

“Quando soube da fábrica, busquei o Sine, que em seguida me convocou para o Senai, e a partir de lá iniciamos o curso aqui, no início de julho deste ano. Aqui estou me adaptando no setor de máquina de costura e muito satisfeita por estar recebendo essa qualificação profissional”, afirma.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.