Rio Branco, Acre, 28 de novembro de 2020

Família autoriza doação e ajuda três pessoas que esperavam por transplante

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Mais três transplantes de órgão foram realizados no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco neste domingo, 14, e na madrugada desta segunda-feira, 15. Graças à decisão da família do doador, um jovem de 22 anos, morador de Cruzeiro do Sul, vítima de morte encefálica, três pacientes que aguardavam na fila de espera receberam dois rins e um fígado.

Foram doados duas córneas, dois rins e um fígado. De acordo com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Acre (CNCDO/AC), as córneas foram enviadas para o Banco de Olhos de Brasília para avaliação e, posteriormente, serão devolvidas para transplante.

Flávio Silva conta que, após saber da morte do irmão e ser informado pelos médicos de que poderia ser feita a doação, entrou em contato com seus pais.

“A decisão da nossa família foi unânime. Concordamos em doar, pois sabemos que é algo que vai ajudar outras pessoas que estão precisando e, com certeza, estaremos de alguma forma contribuindo para restabelecer a saúde e esperança de quem aguarda por uma doação de órgão”, destacou Flávio.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito – basta informar à família o seu desejo. A doação só é efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.