Rio Branco, Acre, 29 de novembro de 2020

TSE aprova envio de Força Federal para 8 cidades do Acre durante eleições; CZS está entre elas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para reforçar a segurança nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard, Acrelândia, Tarauacá, Brasileia e Epitaciolândia durante as Eleições 2016. A medida foi anunciada na terça-feira (20).

As Forças Armadas devem permanecer nos municípios nos dias 1 e 2 de outubro – véspera e dia do pleito, respectivamente. O Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC) informou que está ciente da decisão, mas ainda não foi notificado formalmente.

O diretor do TRE-AC, Carlos Venícius Ribeiro, explica que ainda que o órgão ainda não tem o número de militares que devem atuar nas cidades. Segundo ele, isso deve ser definido entre o comandante da operação e os juízes eleitorais.

“Não falamos em números, pedimos apenas pela Força Federal. Não tínhamos certeza, mas estávamos confiantes de que eles aceitariam, pois mandamos um documento fundamentado”, salienta.

O pedido, segundo ele, foi feito devido a atuação de facções criminosas e os vários atentados que ocorreram no estado no mês de agosto após a morte de um adolescente em uma troca de tiros com a polícia.

“Fizemos o pedido devido aos atentados, principalmente aos prédios públicos que foram incendiados, além de carros e ameaças a tranquilidade da população. Tudo isso levou a um receio de que eles possam ter alguma atuação durante o período da eleição”, finaliza.

As tropas também devem ser enviadas para Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pará.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.