Rio Branco, Acre, 25 de novembro de 2020

Em Cruzeiro do Sul, procissão da Padroeira do Brasil reúne 3 mil fiéis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cerca de 3 mil fiéis se reuniram durante a procissão, que saiu da Catedral em Cruzeiro do Sul e percorreu algumas ruas da cidade até a paróquia que leva o nome da santa. A estimativa de público foi dada pela Polícia Militar, que acompanhou o percurso até a igreja, onde foi celebrada a missa na noite desta quarta-feira (12).

Durante quatro quilômetros, os fiéis prestaram homenagens a santa e alguns agradeceram pedidos atendidos por ela. Luiz Carlos Filho, de 38 anos, acompanha a procissão desde criança e este ano pagou uma promessa.

“Já tive alguns pedidos atendidos. Estou aqui para agradecer uma graça concebida. Minha esposa passou por uma cirurgia e pedi a Nossa Senhora Aparecida que tudo acontecesse conforme a vontade de seu filho, nosso senhor Jesus. Graças a Deus a cirurgia foi bem sucedida e hoje estou aqui para agradecer e louvar nossa padroeira”, diz.

Uma novidade este ano foi a participação de cerca de 60 cowboys que acompanharam a procissão montados em cavalos e participaram da celebração da Santa Missa.

Cowboys também fizeram homenagem à Nossa Senhora Aparecida na segunda maior cidade do Acre (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
“O objetivo principal é pedir a proteção de Nossa Senhora Aparecida, que também é padroeira dos cowboys. Acompanhamos a procissão e na hora do ofertório entregamos a imagem da santa de nossa devoção, como que fazendo a entrega dos nossos afazeres do dia a dia e o nosso pedido de proteção. Uma demonstração de devoção e respeito pela padroeira de todos nós”, conta o pecuarista Eder Cunha.

O bispo da cidade, Dom Moser Pontelo, ficou satisfeito dom a presença dos fiéis e destacou que a santa se tornou um ícone porque as pessoas criaram uma devoção e admiração por ela.

“Há 300 anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi descoberta no rio da Paraíba e, de lá para cá, milhares de milagres são atribuídos a esta santa. Iniciamos com um grupo pequeno, mas chegamos com um bom número de fiéis”, explica.

Na saída da cavalgada, o bispo deu a benção aos cowboys e aprovou a participação do grupo na atividade religiosa. Segundo o bispo, essa participação dá um sentido rural à celebração, já que a cidade de Cruzeiro do Sul está às margens do Rio Juruá.

Após a procissão e missa, houve venda de comidas típicas, leilão e show com músicas religiosas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.