Rio Branco, Acre, 24 de setembro de 2020

Acre deve reduzir 9% na conta de luz após MP amenizar impactos da Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Os acreanos deverão ter uma redução de 9% na conta de luz após a Medida Provisória nº 998/2020, assinada nessa terça-feira, 1º, pelo presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de mais uma ação adotada com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no contexto da pandemia da Covid-19, em complemento às medidas implementadas por meio da Medida Provisória nº 950/2020, que devem amenizar os impactos no bolso dos usuários.

“Esta nova Medida Provisória tem como foco amenizar impactos na conta de luz dos consumidores, também no médio e longo prazo. Devido às medidas propostas, estados da Região Norte terão impactos tarifários significativamente amenizados, como, por exemplo, Amazonas com cerca de 5% a menos, Acre com cerca de 9% a menos, Rondônia, diminuição de cerca de 11% e Roraima de cerca de 13% de redução”, afirma a Aneel, em nota.

A MP 950 garantiu a isenção do pagamento das faturas de energia para os consumidores de baixa renda, beneficiários da tarifa social, por três meses, medida que beneficiou mais de 10 milhões de famílias no país.

A MP também viabilizou a Conta-Covid, primeira operação de mercado estruturada para preservar a sustentabilidade de um setor de infraestrutura, com aporte de R$ 15,3 bilhões no setor elétrico, atendendo às necessidades de curto prazo causadas pela pandemia, como a redução da capacidade de pagamento dos consumidores e os impactos na capacidade financeira das distribuidoras e demais agentes setoriais.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.