Em risco de extinção, gavião-real é resgatado com asa machucada no Acre

Um gavião-real foi encontrado em uma casa no km 19 do Ramal São Pedro, estrada de Porto Acre, interior do estado. Um morador do ramal acionou os bombeiros após ter achado a ave, na madrugada desta quinta-feira (18).

A ave, em risco de extinção, foi levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Rio Branco.

“Parece que colocou ele em um abrigo, tipo de casa. Esse animal está em extinção, justamente por ser um animal carnívoro e se alimenta principalmente de galinhas. Dão prejuízo aos produtores rurais”, frisou o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros do Acre, major Cláudio Falcão.

Animal foi levado por bombeiros para o Cetas, que fica em Rio Branco — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Acre

Falcão revelou que ainda não está claro se foi mesmo o morador quem achou o animal. De qualquer forma, o Ibama deve investigar os fatos.

“Ele parece ser um adulto macho porque dessa espécie chega a cinco quilos, a fêmea chega a nove. Suponhamos que ele seja um macho, que é menor que a fêmea. Ele tem uma envergadura de dois metros, de uma ponta a outra da asa”, explicou.

  • Por Portal G1.