Mais de 16 mil candidatos realizaram o concurso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul neste domingo

Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas do concurso da prefeitura de Cruzeiro do Sul, neste domingo (1º). Ao todo, foram ofertadas 511 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

As provas foram aplicadas em 26 instituições diferentes, sendo a Universidade Federal do Acre (Ufac) com a maior concentração de pessoas, chegando a dois mil candidatos.

Os portões foram abertos às 8h, e as provas iniciaram às 9h, para os níveis fundamental e médio. No período da tarde, os candidatos de nível superior fizeram a prova às 14h30.

Conforme a prefeitura, o concurso também movimentou o comércio local. Isso porque, os hotéis da cidade ficaram lotados, por conta do número de candidatos de outras cidades. Na frente dos locais de provas, muitos ambulantes também estão fazendo uma renda extra neste fim de semana.

Um dia antes da prova, ao menos 440 pessoas saíram da rodoviária de Rio Branco com destino a Cruzeiro do Sul para fazer o certame. A informação foi do gerente de operações de uma empresa de ônibus que faz o transporte para a cidade.

Concurso

O edital foi publicado, após mais de 10 anos sem concurso público para servidor efetivo, pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com cargos de níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas de atuação.

Os salários variam entre R$ $ 1.077,84 mil a R$ 10.500 mil e oferta vagas para professores, médicos, mecânico, eletricista, assistente social, entre outros.

O concurso ocorre em duas etapas. A primeira é composta por prova objetiva para todos os cargos e prova de títulos para educador social, eletricista, fiscal ambiental, fiscal de obras e infraestrutura, fiscal de tributos, fiscal sanitário, microscopista, operador de máquinas, operador de trator agrícola, técnico em enfermagem e todos os cargos de nível superior.

  • Por Iryá Rodrigues, G1 AC.