Prefeitura intensifica ações do Setembro Amarelo entre servidores e população

Como parte da programação do Setembro Amarelo, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), de Cruzeiro do Sul, intensifica as ações de prevenção e tratamento junto aos servidores municipais. “A gente se preocupa tanto com a população e acaba as vezes deixando nossos servidores de lado, então nesse primeiro momento estamos dedicando atenção aos nossos. O prefeito Ilderley se preocupou com isso e nós preparamos muitos momentos especiais com lazer, palestras, atividades lúdicas e também ações ligadas a palavra de Deus também”, explicou o coordenador do Creas, Cleiton Souza.

Em relação ao trabalho do Centro com a população, ele explica que o trabalho de assistência é feito durante todo o ano. “Nós atendemos muitas pessoas aqui, especialmente jovens que já passaram por tentativas de homicídio, automutilação, depressão, entre outros. Aqui a gente tanto cuida dessas pessoas quanto das famílias, com bastante orientação e acompanhamento”, ressaltou.

Como identificar sinais de depressão

Geralmente, pessoas com depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras doenças como estas apresentam alguns sinais, tornando possível a identificação e portanto alertando para a necessidade de ajuda. A psicóloga Cintia Santiago chama a atenção para os principais deles: “quando a pessoa começa a se isolar, mudança de comportamento repentina, tristeza, quando começa a aula, o trabalho, e isso em decorrência de desanimo, ausência de prazer nas coisas que antes gostava”.

Cintia alerta ainda: “quem quer se matar não avisa, não fala. Essas pessoas começam a mandar mensagens, muitas vezes subliminares. Por isso se você identificar algum desses sinais, em alguém próximo procure uma de nossas instituições preparadas para atender e tratar esse tipo de problema”, frisou.